top of page

Histórico do Congresso

Em abril de 2014, realizamos o I CONGRESSO NACIONAL JEAN-JACQUES ROUSSEAU – UFMA: IDIOSSINCRASIAS E DIÁLOGOS. Foi um enorme sucesso de público e de discussões sobre as questões suscitadas em torno do filósofo genebrino Jean-Jacques Rousseau. Ultrapassou todas as expectativas, pois atingimos o número de mais de 1.000 inscritos, além de mais de 600 pessoas para cada minicurso. Todos os auditórios ficaram lotados durante toda a programação do evento. O Congresso foi uma iniciativa do Grupo de Estudo e Pesquisa Interdisciplinar Jean-Jacques Rousseau – UFMA/ CNPq, que conseguiu integrar orientandos da iniciação científica, da Graduação, da Pós-Graduação, bem como de pesquisadores da comunidade acadêmica cujas pesquisas se relacionavam à obra do pensador genebrino Jean-Jacques Rousseau. Mas também, conseguiu reunir diversos pesquisadores de variadas áreas do conhecimento, pois o Congresso foi eminentemente interdisciplinar. Havia estudantes e professores de diversas Universidades Estaduais, Federais e Privadas de todo o Brasil, possibilitando um ambiente de alto nível acadêmico com as Conferências, as sessões de comunicações, as mesas redondas e seus minicursos. Além disso, o Congresso trouxe à Universidade Federal do Maranhão dez professores de renome nacional e internacional para participar ativamente do Congresso Rousseau. Portanto, o congresso conseguiu abarcar a diversidade de trabalhos e reflexões desenvolvidas atualmente no Brasil acerca da filosofia de Rousseau e suas implicações com as ciências humanas e sociais, e, nessa perspectiva, o I Congresso Nacional Rousseau inseriu a Universidade Federal do Maranhão no debate nacional sobre os temas estudados acerca desse autor.

 

Dando continuidade a esse importante evento bianual, em MAIO de 2016 acontecerá o II CONGRESSO NACIONAL JEAN-JACQUES ROUSSEAU – UFMA: EDUCAÇÃO, LINGUAGEM, POLÍTICA E ESTÉTICA. O segundo congresso é fruto de intensas discussões acerca dessas temáticas no referido autor no Grupo de Estudo e Pesquisa Interdisciplinar Jean-Jacques Rousseau – UFMA vinculado ao diretório de Grupos do CNPq. O GEPI Rousseau – UFMA existe desde 2006, e no ano de 2016 completa 10 (dez) anos de existência. Há reuniões semanalmente para discutir obras do Cidadão de Genebra. E como resultado, já tivemos diversas apresentações e discussões de vários painéis sobre obras do autor. Discussões estas que geraram várias apresentações em Colóquios e Encontros nacionais e internacionais sobre o filósofo, além de ter gerado muitas publicações de vários pesquisadores do grupo.

 

No intuito de que o CONGRESSO NACIONAL JEAN-JACQUES ROUSSEAU – UFMA possa dar continuidade a tradição sobre o debate acerca do filósofo Jean-Jacques Rousseau de forma bianual na UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO, é que promoveremos esse grande debate interdisciplinar sobre “EDUCAÇÃO, LINGUAGEM, POLÍTICA E ESTÉTICA”, pois dessa forma irá possibilitar condições de contribuir para novas pesquisas acerca da obra do filósofo. Além de iniciar uma maior aproximação do pensamento do filósofo, possibilitando aos graduandos e pós-graduandos ricas discussões, na presença de grandes especialistas na área, como professores de renome nacional, bem como estudantes das mais diversas áreas e regiões, pois embora haja pesquisadores interessados, é preciso alargar esse interesse e ao mesmo tempo aprofundar o estudo sobre o pensamento do autor, no Maranhão.

Realização:
bottom of page